Alto Mar, Destaque Home, Iscas Artificiais, Iscas Naturais

Pescaria de Lulas e Corvinas em Ilha Bela

Hoje vamos relatar uma excelente pescaria de LULA e CORVINAS, na região da linda Ilha Bela.

Saímos no dia 20 de Janeiro de 2018 ás 16h no píer do São Francisco em São Sebastião com o Barco do guia Rudson Lino.

O melhor horário para se pescar Lula é no final da tarde e início da noite, se estendendo por toda noite e madrugada indo até ao amanhecer, lembrando que a noite é importante manter sempre o barco iluminado durante a pescaria pois a luz atrai as lulas.

Uma pescaria superdivertida e muito fácil, além da lula ser uma delícia da nossa culinária.

Para se pescar lula não precisa ser profissional, apenas estar atendo em qual profundidade está saindo uma melhor produtividade, sendo que na parte da noite elas costumam subir mais para o raso.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:

(LULA, CORVINA, PEIXES DE FUNDO)

Vara leve de até 30 LBS (libras) podendo ser carretilha ou molinete.

Para a lula, linha de 20 LBS (libras) sendo multi ou mono, com chicote mono de 15 a 20 LBS (libras).

(LINHA PARA PESCA DE PEIXES DE FUNDO )

Linha de 30 LBS (libras) sendo multi ou mono, com chicote de até 35 LBS (libras) mono.

ISCAS:

ZANGARILHO:  isca artificial própria para a pescaria de lulas.

Existem vários chicotes, mas utilizamos o  zangarilho CHUMBO, e um de borracha solto.

Imagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionada

(Isca pesca de fundo) – Camarão e File de Sardinha.

A PESCARIA

Primeiro Ponto: Ponta das Canas

Nosso primeiro ponto foi a Ponta das Canas para o lado mais para o mar aberto onde já tinha alguns barcos, então começamos a tentar lulas e logo elas apareceram, elas estavam bem no fundo, deixávamos o zangarilho de chumbo bater no chão e dávamos uma ou duas recolhidas no molinete e ficamos trabalhando, o resultado foi de imediato. Ficamos em média trinta minutos e sempre vinha pegávamos uma ou outra.

LULA EM ILHA BELA, PESCARIA DE LULA, ILHA BELA, ZANGARILHO

Nesse período eu joguei uma vara para corvina com camarão, duas pernas e engatei uma corvina da faixa de 1,5 kg.

CORVINAS EM ILHA BEL,A , CORVINAS, ILHA BELA, LITORAL NORTE

E mais uma hora no ponto foi saindo uma ou outra corvina e mais lulas, mas pouca atividade delas.

LULAS EM ILHA BEL,A , LULAS, ILHA BELA, LITORAL NORTE

Começou a escurecer e resolvemos mudar para o ponto da praia da Jabaquara, onde costuma encostar o maior cardume delas.

Segundo Ponto: Jabaquara

Já chegamos no escuro e encontramos uma grande quantidade de barcos, mas a ação estava baixa, uma ou outra lula que entrava e no mesmo esquema de camarão morto entrava umas Corvinas. Meu amigo Abudd também se empolgou e começou a pescar de fundo, e engatou uma linda Corvina Marisqueira (dorso escuro) de 4 kg para mais e fazia tempo que não via uma dessas.

Então como estava tendo muita espada pequena (chaveirinhos) decidimos voltar para o ponto da Ponta das Canas.

Chegando lá por volta das 4h tivemos uma ação bacana de lula e ainda tem a parte divertida.

LULAS EM ILHA BEL,A , LULAS, ILHA BELA, LITORAL NORTE

Quando a lula esta saindo da água, ela espirra uma água misturada com sua tinta negra, (muitas vezes vai na cara do pescador) haja banho e risadas, mas não tem nenhum problema para a nossa saúde, aliás a tinta da lula faz parte da culinária sem ser prejudicial a nossa saúde.

Ficamos o tempo todo até o amanhecer nesse ponto e na parte da manhã muito ação, na pescaria de lula tem a pegadeira que é o momento que sai uma lula atrás da outra e depois da uma parada, novamente a pegadeira volta daí tem que aproveitar, pegamos muitas lulas graúdas que rendeu bons pratos.

Pegadeira de lulas, pela manhã!

Dicas:

Leve bastante zangarilho, pois, os peixes espadas podem atacar e destrui-las, e com isso perder as melhores horas da lula, perdemos muitos zangarilhos distorcidos pelo peixe espada. O melhor resultado na pesca foi usando apenas um zangarilho no anzol, ás vezes o excesso pode prejudicar. Pegamos muitas lulas comparadas a outros pescadores que estavam pescando de linhada, talvez a mobilidade da vara atraiam mais a lulas, nosso sistema de melhor resultado era deixar a isca bater no fundo e vínhamos dando levantadas altas e elas grudavam. Comparando com outros pescadores foi a melhor técnica.

Comente sobre esta Pesca!